Banner Mercado Livre

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Comprar ou não um Galaxy Tab 7''?

galaxy tab samsung claro tim 300x225 Depoimento: Galaxy Tab 7 compro ou não compro ?

Vamos começar com as especificações da criança comparadas as especificações do Ipad (Usaremos o primeiro para comparativo graças a época de seu lançamento), veja:

iPadGalaxy Tab
SistemaiOS 3.2Android 2.2 Froyo
Tela9,7 inch LED IPS7 inch TFT-LCD
Resolução1024 X 7681024 X 600
ProcessadorApple A4 @ 1GHzCortex A8 @ 1.4GHz (a versão nacional usa um processador levemente mais veloz do que a vendida fora do país.)
GráficoPowerVR SGXPowerVR SGX540
Armazenamento16 GB, 32 GB ou 64 GB16 GB ou 32 GB ROM
RAM256 MB512 MB
MicroSDNãoAté 32 GB
Conexão 3GHSDPA 3G /2G EDGEHSPA 3G /2G EDGE
WiFi802.11 b/g/n802.11 b/g/n
Bluetooth2.1 + EDR3
Tamanho242.8×189.7×13.4mm190.4×120.45×11.98mm
Peso680g(wifi) 730g(3G)380g
Bateria25 wats/~7142 mAh4,000 mAh
Camera TraseiraNão3 MP com Flash
Camera FrontalNão1.3 MP
HeadPhone Jack3.5 mm3.5 mm
Alto FalantesSimSim

As diferenças não são muitas. Em alguns pontos o Tab ganha, em alguns o iPad ganha. A diferença mais gritante é, sem dúvidas, o tamanho da tela. Para alguns o grande problema e, para mim, a grande vantagem.

O TAB faz – quase – tudo que outros tables fazem, sem tanto estilo e tanta graça, mas faz. Seu tamanho menor, que para muitos é quesito para exclusão do aparelho como escolha de compra, é para outros seu grande trunfo.

Ele cabe no bolso, é sério!
Rodando a versão 2.2 (Froyo) do sistema operacional Android, o TAB está uma geração atrás da geração atual. Não é muito. Os aplicativos exclusivos para 2.3 ainda são poucos e a Samsung já começou a atualizar o aparelho na Europa, com planos de trazer a atualização para o Brasil (EBA!).

Mas vale mesmo a pena comprar um desses?

Olha, seguindo meus critérios e necessidades afirmo sem a menor sombra de dúvidas: VALE PRA CARAMBA! – E cito os motivos: Ele é leve, ele é rápido, a bateria tem uma durabilidade bem boa, a qualidade da tela para ler e ver vídeos é incrível (experimentem vídeos em Full Hd, é de babar!) e acima de tudo, ele é DISCRETO. Explico, por ser estudante e trabalhar, uso o Tab o dia inteiro. Na faculdade, no trabalho, em casa…E uso no caminho entre esses lugares. Falando a verdade, jamais me sentiria confortável segurando um dispositivo do tamanho de um iPad ou Xoom (tablets grandões em geral) em um ônibus ou ponto de ônibus. Tarefa que me sinto completamente confortável para fazer com o Tab, que mesmo sendo grande (tela de 7 polegadas e maior do que parece) ainda sim é discreto.

Muitos dos aplicativos nativos vieram adaptados para a tela maior – destaque pro music player que ficou ANIMAL dividido em duas colunas -, até hoje me deparei com dois ou 3 apps (no máximo, sério) que ficaram desconfigurados na tela maior (lembrando que os apps, em sua maioria, são planejados para telas de Smartphones) então, tamanho, neste caso, não é o problema.

Rodar vários apps em segundo plano, navegar por páginas com flash, tocar musica, editar documentos pacote office, chupar cana e assoviar…ele faz tudo ao mesmo tempo. E na maioria das vezes sem engasgar. A câmera frontal mesmo sendo fraca quebra galho para videoconferências, a traseira não faz fotos muito boas, mas é ótima para filmar – filma em HD – e tem uma captação de som incrível. Mas ainda sim não consegui me adaptar com o tab como dispositivo para fazer fotos e vídeos, talvez pelo tamanho dele eu estranhe um pouco. Nóia minha.

Como telefone ele também cumpre bem sua função. Para evitar a cena ridícula, ele não permite que você fale com o aparelho no ouvido. Quqe falar? Use o fone (com fio ou bluetoom) ou o viva voz. É a forma da Samsung impedir que você acabe com sua imagem pública e vida social.

A tela tem uma resposta maravilhosa, dificilmente precisando ser pressionada mais de uma vez. O teclado padrão da Samsung também é bem bom, mas ainda temos a opção de usar o Swype que, em um primeiro momento, pode parecer bizarro e coisa de magia negra, mas funciona muito bem. Eu pessoalmente, instalei o teclado do 2.3 que, para mim, é o melhor teclado disponível para dispositivos Android (sério, é muito bom!).

galaxy tab tv digital 300x225 Depoimento: Galaxy Tab 7 compro ou não compro ?

A versão vendida em solo Tupiniquin do Galaxy Tab vem com alguns diferenciais da versão vendida, por exemplo, nos Estados Unidos. Dentre elas está a TV, que além de captar sinal digital recebe também o sinal analógico – então mesmo no meio do mato você não vai perder sua novela -, a adição de um ‘nitro’ no processador, que na nossa versão pulou de 1.0ghz para 1.4ghz.

Além desses agrados a Samsung presenteou o mercado nacional com um “Kit Básico’ bem acima da média. Na caixa do aparelho acompanha um fone de ouvido, cabo de dados, carregador, fone bluetooth e uma capa de ‘couro’ duro para proteger o aparelho. Pra ter uma idéia, só a capa custa, em lojas R$150,00. Com esses pequenos agrados para o mercado brasileiro – nos USA, por exemplo, o Tab vem só com cabo de dados e fone com fio – a Samsung certamente ganhou vários pontos.

No geral um baita aparelho. Cumpre com primor o que promete e ainda agrega algumas qualidades que seu tamanho trazem e com atualização prometida para os próximos meses (Versão 2.3) o Galaxy Tab vai conseguir se manter por mais um tempo como uma opção válida.

Eu tenho um, eu gosto muito dele e até hoje só me trouxe gratas surpresas.

Não uso ele como celular principal, tendo em vista que muitas vezes estou sem pasta, mochila ou casaco que permita a entrada dele no bolso (ele cabe sim, mas não em todos!), mas sempre que assumiu o cargo, mesmo que durante o período de um dia ou dois, o aparelho segurou muito bem a função.

E pra quem bate pé, grita, chora e reclama da não atualização do Tab para o Honeycomb (o todo poderoso 3.0), eu explico: Ele NÃO pode ser atualizado graças clausula CONTRATUAL com o próprio Google. Querem brigar com alguém, culpar alguém ou só saber o nome da empresa pra por na boca do sapo? Então façam com o Google.

Resumindo: Vale a pena tirar uns minutinhos pra teste com ele em alguma loja, vale a pena olhar o lado bom de ter um tablet não-tão-enorme andando contigo o dia todo e vale, muito, ter um desses. Mas esteja preparado para as piadas de “Olha, um celular de Itú” ou então “Tu bota isso na orelha?”.

Quem avisa, amigo é.

samsung galaxy tab 12 300x225 Depoimento: Galaxy Tab 7 compro ou não compro ?

Escrito por Guilherme Mercado @gbeiro [BLOG DO ANDROID]

Nenhum comentário: