Banner Mercado Livre

sábado, 20 de agosto de 2011

Já viram um celular 3D que não precisa de óculos? Eu já!


Precisei homologar um grande projeto em diversos tipos de aparelhos celular, para garantir o bom funcionamento em diversas plataformas diferentes. Fomos procurar um setor que entre suas diversas atribuições, recebe os mais variados tipos aparelhos para homologação. Perfeito para achar nossa massa de teste.

Mexendo no baú do tesouro, eis que eu vejo algo realmente fenomenal. Um celular que exibe imagens em treis dimensões sem a necessidade do uso daqueles óculos bizarros e nada estéticos (ok, sou fresco). Um celular! Cara isso foi impressionante, eu sempre pensei que um dia veria essa tecnologia primeiramente em televisores estilo as atuais 3D do mercado, nunca num celular.

Estamos falando do Optimus 3D da LG. Ele é um bom guerreiro Android com uma tela enorme. Eu estimo que seja de umas 4,5 polegadas, comparando com meu opalão (Motorola Milestone 1).



Ele nao é 100% 3D, como de cara imaginamos. Ele possui uma inicialização e o launcher 2D, como qualquer boa distribuição Android. As aplicações exclusivas é que são o verdadeiro show. Ele possui um menu com todos os seus aplicativos que usam esse esperado recurso. É interessante percorrer esse menu, tocando na tela, e ter uma impressão de profundidade nas imagens. Alias, 3D do aparelho não pulam na sua frente como numa sala de cinema 3D. O efeito percebido é uma grande profundidade na imagem. Me senti segurando uma caixinha tridimensinal, apesar de saber que é um celular como qualquer um outro (ah vah).

Nem tudo é um mar de rosas. Alguns vídeos demonstrativos são mt bons, outros aparentam uma baixa resolução e uma sensação de fantasmas percorrendo os objetos 3D. Isso acaba incomodando bem os olhos. Partindo do principio que sao videos demonstrativos, fiquei com um pé atrás com o resto.

Outra coisa legal é o fato do mesmo filmar e tirar fotos também em treis dimensões. As imagens que a câmara capta é muito semelhante a aqueles brinquedos tridimensionais de nossa infância que o objeto muda de posição qdo o viramos e torcemos.

A mágica toda é feita atraves de 2 câmeras na traseira do aparelho que captam a mesma cena em posições diferentes. A tecnologia 3D do aparelho interpola as 2 imagens e provoca no nosso cérebro uma falsa sensação de profundidade.

Apesar de já estar comercial, a tecnologia não está absurdamente impressionante. Tem seus defeitos, e que as vezes incomoda. Preço a se pagar por ser pioneira e abrir esse mercado entre os grandes fabricantes.

Discutindo entre colegas, tentamos imaginar esse novo segmento daqui a 5 e 10 anos, momento em que a tecnologia estará provavelmente muito mais madura. Imagine só a aplicabilidade tanto para os smartphones, quanto para tablets e pcs? Seria bem interessante. E qual seria a tecnologia de ponta para as interfaces dos futuros gadgets? Holografia? Realidade aumentada?? Bem, enquanto não aprendemos a curvar as teias do espaço-tempo, vamos curtindo o que temos de concreto agora.

Inté,
Niraldo

Nenhum comentário: