Banner Mercado Livre

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Painéis de LCD do futuro usarão luz própria para criar energia


Pesquisadores da UCLA tiveram uma nova ideia sobre como usar os painéis de LCD. Eles criaram uma tecnologia que permite que as telas absorvam e convertam várias fontes de luz (como a sua própria fonte) em energia.
O TG Daily diz que a chave da tecnologia é uma camada de filme batizada de polarizador fotovoltaico, que combine tecnologia semelhante à de painéis solares com mecanismos comuns de telas.
O LCD funciona usando duas chapas polarizadas que deixam apenas uma certa quantia de retro-iluminação do aparelho passar. Pequenas moléculas de cristal líquido são espremidas entre os dois polarizadores e podem ser substituídas por pequenos transístores que agem como válvulas de luz. Manipulando as válvulas de luz de cada tela, ou mesmo os pixels da válvula, fazem com que certa quantidade de retro-iluminação escape.
Agora, a equipe da UCLA criou o que eles chamaram de polarizador fotovoltaico orgânico, que pode aumentar a função de um LCD, que funcionaria simultaneamente como um polarizador, um aparelho fotovoltaico e um iluminador ambiente ou painel fotovoltaico de luz solar.
Telas de LCD são atualmente vampiros de energia e baterias, e os pesquisadores da UCLA acreditam que uma porção significativa de luz que escapa pode ser reutilizada nessa nova tecnologia, prevendo um crescimento notável na duração de baterias. [UCLA via TG Daily via Inhabitat via Slashdot]

Nenhum comentário: